quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Você dá a destinação adequada ao seu Lixo Eletrônico???

Sabe aquele celular antigoooooooooooo? Aquele CPU que só ocupa espaço e mais nada? E o monitor? Mais velho do que a invenção da roda! Bom, o que se dever fazer com eles?



Primeiro, vou definir o lixo eletrônicoé o nome dado aos resíduos resultantes da rápida evolução de equipamentos eletrônicos (o que inclui televisores,celulares, computadores, geladeiras e outros dispositivos).

O que isso ocasiona no meio ambiente se descartados de forma errada?
Tais resíduos, descartados em lixões, constituem-se num sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar. Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões.

A SOLUÇÃO É RECICLAR!!!!
Lei Brasileira:
No dia 5 de Agosto de 2010 foi oficializada a lei nº 12.305 referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, que define destino para o resíduo eletro-eletrônico. Esta lei obriga as empresas de aparelhos eletro-eletrônicos e de lâmpadas fluorescentes a coletarem obrigatoriamente os resíduos pelo processo conhecido como logística reversa.

Um pequeno manual aqui: http://www.umicore.com.br/quemSomos/manualUmicore/
Empresas que reciclam o lixo eletrônico: http://nossoquintal.org/informacoes/empresas-de-reciclagem-de-eletronicos/


Fontes:
UMICORE
WIKIPEDIA
LIXOELETRONICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário