sábado, 24 de setembro de 2011

Você sabe que empresas testam seus produtos em animais???

Olá gente! Hoje um assunto que combina consumismo com crueldade. 


Fauna Urbana


Todos os dias, milhões de animais são cruelmente utilizados em testes laboratoriais. Anualmente, são cerca de 115 milhões.
Primatascãesgatos, coelhos, e o clássico rato, são procriados somente com o intuito de, na sua breve passagem por este mundo, servirem de 'modelos' em estudos obsoletos e facilmente levados a cabo com testes exclusivamente in vitro.Não só a indústria farmacêutica e comunidade ciêntifica utilizam estes métodos cruéis e arcaicos, mas igualmente a indústria cosmética que, sendo a mais presente no dia-a-dia do cidadão comum, é também nela que nós consumidores temos um voto mais significativo, o da compra ou ausência dela.
Fonte: Fauna Urbana


Os Testes Mais Comuns

Teste de Irritação dos Olhos 
É utilizado para medir a ação nociva dos ingredientes químicos encontrados em produtos de limpeza e em cosméticos. São observadas as reações causadas na pela e nos olhos de animais. Em testes para a irritação dos olhos, os produtos são aplicados diretamente nos olhos dos animais conscientes. Durante o período do teste que normalmente dura uma semana, os animais
podem sofrer de dor extrema e mutilação e geralmente ocorre a cegueira. Para prevenir que os bichos arranhem os olhos, são imobilizados em suportes, de onde somente as suas cabeças se projetam. É comum que seus olhos sejam mantidos abertos permanentemente através de clips de metal que seguram suas pálpebras. O teste normalmente causa danos irreparáveis aos
olhos dos animais, deixando-os ulcerados. No final do período eles são mortos para averiguar os efeitos internos das substâncias experimentadas. Os coelhos são os animais mais utilizados nos testes Draize porque são baratos e fáceis de manusear: seus olhos grandes facilitam a observação dos resultados.
 
Teste Draize de Irritação Dermal
Consiste em imobilizar o animal enquanto substâncias são aplicadas em peles raspadas e feridas (fita adesiva é pressionada firmemente na pele do animal e arrancada violentamente; repete-se esse processo até que surjam camadas de carne viva). Substâncias aplicadas à pele tosada do animal.


Teste LD 50
Abreviatura do termo inglês Lethal Dose 50 Perercent (dose letal 50%). É o teste para detectar qual a quantidade de substância 
que matará a metade do grupo de animais, num tempo pré-determinado, se ingerida ou inalada forçadamente ou, exposta de
alguma maneira. Criado em 1920, o teste serve para medir a toxicidade de certos ingredientes. Cada teste LD 50 é conduzido por alguns dias e utiliza 200 ou mais animais. Durante o período de teste, os animais normalmente sofrem de dores angustiantes, convulsões, diarréia, supuração e sangramento nos olhos e boca. No fim do teste, os animais que sobrevivem são sacrificados. Anualmente, cerca de 4 a 5 milhões de animais nos EUA são obrigados a inalar e a ingerir (por tubo inserido na garganta) loções para o corpo, pasta dental, amaciantes de roupa e outras substâncias potencialmente tóxicas. Mesmo quando o LD 50 é usado para testar substâncias claramente seguras, é praxe buscar a concentração que forçará a metade dos animais à morte. Assim os animais têm de ser expostos a exorbitantes quantidades da substâncias proporcionalmente impossíveis de serem ingeridas acidentalmente por um ser humano. Este teste prova ser ineficaz porque os resultados variam muito dependendo da espécie do animal utilizado. Um prognóstico seguro da dose letal para os humanos é impossível de ser detectado através dos animais.


Testes de toxidade alcoólica e tabaco
Animais são obrigados a inalar fumaça e se embriagar, para que depois sejam dissecados.


Experimentos na área da psicologia
Estudo comportamental, incluindo privação da proteção materna e privação social na inflição de dor, ou seja, afastar os animais da convivência de outros animais, para a observação do medo; no uso de estímulos aversivos, com choque elétricos para aprendizagem; e na indução dos animais a estados psicológicos estressantes, como afastando-se os filhotes recém nascidos de sua mãe, por exemplo.


Experimentos armamentistas
Os animais são submetidos a radiação de armas químicas e biológicas, assim como a descargas de armas tradicionais. São expostos, ainda, a gases e são baleados na cabeça, para estudo da velocidade dos mísseis.


Pesquisas dentárias
Os animais são forçados a manter uma dieta nociva com açúcares, e hábitos alimentares errôneos para, ao final, adquirirem cáries e terem gengivas descoladas e a arcada dentária removida.


Teste de colisão
Os animais são lançados contra paredes de concreto. Babuínos, fêmeas grávidas e outros animais são arrebentados e mortos nesta prática.

Dissecação
Animais são dissecados vivos nas universidades e outros centros de estudo.

Práticas médico-cirúrgicas
Milhões de animais são submetidos a cirurgias nas faculdades de medicina.

Fonte: AILA 

Quer saber quem NÃO TESTA? Acesse:


http://www.peta.org/living/beauty-and-personal-care/companies/default.aspx
http://www.ch-br.net/quatropatasecia/p/informativo/informacoes/empresas_testes.htm
http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm

O que vocês acham disso? Opine!


Beijos

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Se todos tivessem um pouco da consciência desta menina...


Olá gente!! Hoje este post serve para reflexão! Essa menina tem plena consciência do que deve ser feito, ao contrário, da maioria da população mundial, onde o consumismo exagerado dita as regras.  O vídeo é antigo, mas vale a pena conferir!!

E você o que faz para tornar o seu mundo melhor?

E o que você sonha para a sua vida e da sua família?

Beijos

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Casamento Ecológico

Você se preocupa com as questões ambientais e casar faz parte dos seus planos???
Já penso em um casamento mais ecológico?? Sim isso é possível! 



Internet
Basta seguir algumas dicas para a sua cerimônia e comemorar um dos dias mais felizes da sua vida ajudando o ambiente. Ficam as dicas:


Alianças

Para se produzir uma aliança gera-se mais de 20 toneladas de resíduos. Prefira jóias antigas ou comprar ouro reciclado.
Internet


Convites

Fuja dos convites de pape! Você pode ser criativa e utilizar o powerpoint ou outro software para enviar por email os convites.
Também pode-se criar um site com as informações e ir atualizando durante o processo de organização do casamento.
Se não tiver como fugir dos convites de papel, já sabe, opte pelo reciclado.
Internet
VestuárioQuanto ao vestuário, o casal pode reutilizar a roupa do casamento dos seus pais. Ou então: 
O noivo poderá vestir um fato de fibras naturais (algodão, linho e seda), pois têm menor impacto ambiental, relativo aos materiais sintéticos.
A noiva poderá vestir o vestido da mãe ou da avó. Além de elas amarem a surpresa e homenagem, lembre-se: o vintage está na moda! 

Internet

Maquiagem e Penteado

Quando chegar a fase de teste, maquiagem e cabelo. A noiva deve evitar penteados que exijam o uso do secador e de produtos que contenham substâncias químicas como CFCs (clorofluorcarbonetos), que são altamente prejudiciais ao meio ambiente. Para a maquiagem prefira produtos que não utilizem animais para os testes e que possuam embalagens recicláveis. 
Internet
Transporte

Incentive as caronas entre os convidados. Se eles se conhecem, vivem relativamente perto uns dos outros, tire as vantagens que isso proporciona. Ou então pode optar por alugar um carro ou van. Assim, podem beber à vontade, pois, não irão dirigir. 


Local

Prefira ambientes ao ar livre e que a cerimônia seja realizada durante o dia para aproveitar a luz natural. Por exemplo, um casamento na praia ou no campo. 

Internet
Buffet

Escolha produtos da região e da época. Pode-se incluir no menu uma refeição vegetariana. Não se esqueça dos alimentos orgânicos. Quanto às bebidas, certifique-se que os copos têm uma etiqueta com o nome do convidado para que se beba sempre do mesmo copo. Lavar mais copos implica gastar mais água. 

Internet
Música

Contrate um DJ. Uma banda exige gastar mais eletricidade e combustível para transportar as pessoas e os equipamentos.

Lembranças

Se pretender oferecer a lembrança deste momento aos seus convidados, seja original:

· Ofereça produtos da região, de materiais reciclados (e recicláveis), plantas, por exemplo, ou pode ainda comprar Certificados de Compensação de Carbono para lhes oferecer. 
Internet
Fotografias

As fotografias podem ser colocadas no site para que cada convidado fique apenas as fotos que desejar.
Internet
Lua de Mel

· Faça uma viagem econômica. Escolha um destino próximo.

· Se optar por cidades mais distantes ou algum destino exótico compre um certificado que compense as emissões, algumas companhias aéreas os vendem.
De qualquer forma, durante a lua-de-mel tenha práticas ambientalistas: deslocação através de transportes públicos, ainda lembre-se de poupar água, reciclar, entre outros. 

Internet

Curiosidade

Segundo uma pesquisa do Centro para o Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, um casamento com 100 convidados emite 845kg de CO2 (dióxido de carbono), incluindo uma deslocação automóvel de 10km (média), eletricidade e resíduos gerados. Para compensar estes gastos, seriam precisos ser plantados 4 pinheiros e esperar 10 anos pelo seu desenvolvimento.

Fonte: Ambiente Kazulo


O que vocês acharam das dicas??? 

Beijos

A criação....

Este blog foi criado para discutir sobre os assuntos relacionados ao meio ambiente. Serão abrangidos diversos temas desde impactos ambientais até dicas de conservação! O título justamente refletir no propósito deste projeto, buscar conhecimentos e dicas cotidianas para você fazer a sua parte para um PLANETA MAIS VERDE!!!


Minha formação é Engenharia Bioquímica com ênfase ambiental e também possuo mestrado em Engenharia Ambiental, ou seja, sempre estive relacionada a estes assuntos na minha vida acadêmica.

Já escrevo para o blog Sleeping Beauty uma coluna mensal falando de vários assuntos sobre o meio ambiente.

Espero que vocês critiquem, avaliem, comentem e expressem as suas opiniões!! Ficarei muito feliz com as contribuições!

Beijos

Fran